São José dos Pinhais - Cafés coloniais, vinícolas, adegas e chácaras de lazer. Estes são os principais atrativos do Caminho do Vinho, localizado na Colônia Mergulhão, em São José dos Pinhais (PR) e que foi conhecida nesta semana pelo prefeito Magno Bollmann e pela equipe que vem desenvolvendo a criação de um ônibus de linha turística em São Bento do Sul. No Caminho paranaense, há cinco anos um ônibus semelhante existe e o principal motivo da visita foi colher subsídios e idéias que possam ser implantadas também no município.
Para o prefeito Magno, este novo serviço na área turística é de fundamental importância para aumentar ainda mais o fluxo de turistas em São Bento do Sul. “Este projeto nasce da necessidade de termos muitos roteiros turísticos já desenvolvidos, principalmente nas áreas rurais”, explica. Conforme ele, muitos turistas ainda encontram dificuldades em localizar determinados pontos, seja por carência de infraestrutura, seja pelas dificuldades de localização via GPS em áreas rurais do município. “Tem muitos turistas que observamos que não sabem ir sozinhos a determinados locais. Com o ônibus, este problema acabará”, afirma.
Em São José dos Pinhais, situação semelhante existia antes da implantação do roteiro e do ônibus e hoje, números indicam que quase 10 mil pessoas percorrem o Caminho do Vinho por mês. “São sistemas simples, mas muito eficientes”, sintetizou o prefeito.
Visita ao Gabinete
Antes de visitar a atração, Magno Bollmann foi recepcionado pelo prefeito de São José dos Pinhais Ivan Rodrigues em seu gabinete. “Gosto bastante de receber pessoas de outros estados e cidades e apresentar o nosso município”, enfatiza Ivan Rodrigues.