Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mensagem do governador à Alesc destaca o desenvolvimento do Estado

Sexta, 03 de fevereiro de 2012



Florianópolis - O governador Raimundo Colombo entregou, nesta quinta-feira (2), ao presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Gelson Merisio, a mensagem anual do Governo do Estado com as realizações do Poder Executivo em 2011 e as perspectivas para este ano. Colombo iniciou a mensagem assegurando que a administração visa o desenvolvimento e a modernização de Santa Catarina em todos os setores.

O governador se mostrou otimista ao falar sobre a grave crise financeira que há quatro anos abala o mundo, garantindo que o Estado, o Governo e as lideranças não serão surpreendidos. “Já vivemos na teoria e na prática, as providências acauteladoras que se fazem necessárias”, disse e lembrou que o esforço preventivo pode ser exposto nos resultados da política de austeridade que executou em 2011. “Tivemos um crescimento de arrecadação da ordem de 15,85%, para uma inflação de 6,5%, cerca de 7,7% acima do Produto Interno Bruto (PIB).

Um documento com as ações realizadas é entregue anualmente ao Parlamento obedecendo ao disposto no artigo 71, inciso 5º, da Constituição Estadual. Por meio desta disposição, o Executivo tem a obrigação de expor em mensagem as ações desenvolvidas pelo Poder Executivo no decorrer do ano anterior.

Colombo acrescentou também que se empenhou para dar ao Estado e a população a liberdade para produzir e viver melhor. Solicitou aos membros da equipe que formam o Governo esforço e estabeleceu um imperativo de que não investissem em prioridades falsas e que buscassem união. “Briga política não constrói escola, hospital ou creche. Onde quer que estejamos, que grupo de renda pertençamos, que credo ou preferência expusermos, somos uma sociedade aberta, moderna e profundamente humana”, afirmou.

Investimentos – Em 2011, o Governo do Estado cumpriu com segurança os limites impostos pela lei de responsabilidade fiscal. Do total das receitas do Estado, 66,34% são oriundos de arrecadação própria, que contribuiu para que fosse aumentado em R$ 195 milhões os repasses para a saúde. “Os indicadores da saúde nos colocam em situação melhor do que a média nacional. Mesmo assim, não estamos poupando esforços para amenizar deficiências e melhorar os serviços prestado ao cidadão”.

A educação também foi destacada pelo governador, que buscou oferecer escolas com infraestrutura adequada para professores, alunos, funcionários e toda comunidade escolar. De acordo com Colombo, logo no início o Governo enfrentou a greve dos professores, onde procurou o respeito e diálogo diante dos direitos próprios e melhorias que solicitavam. Para o governador, a experiência trouxe conquistas importantes e permanentes. Santa Catarina é um dos únicos Estados do país que paga o piso salarial e a hora atividade de 33%. “Melhoramos o vale alimentação e em 2012, vamos valorizar ainda mais os educadores discutindo o plano de carreira e premiando o mérito profissional”, lembrou.

A mensagem do chefe do Poder Executivo ao Parlamento Estadual cita ainda os investimentos realizados no ano passado em Segurança Pública, Infraestrutura, área econômica, social, inovação tecnológica, o fortalecimento dos polos industriais, turismo, habitação dentre outros. Na agropecuária, o segmento fundamental da economia catarinense que representa 30% do PIB, foi ressaltada pelo governador. Colombo disse que para apoiar esse segmento e promover o desenvolvimento do meio rural com sustentabilidade está investindo em torno de R$ 500 milhões por ano em quatro eixos: pesquisa, agropecuária, extensão rural, defesa sanitária animal – vegetal e fomento agropecuário. “Com esse esforço Santa Catarina se destaca no cenário nacional, como a única área livre de febre aftosa sem vacinação”.

Para finalizar, Colombo acrescentou que em algumas áreas ainda é preciso avançar e que buscará evoluir a cada dia, cobrando da equipe de Governo resultados que melhorem a qualidade de vida da população. “Corro contra o tempo para resgatar o apaixonante contrato que fiz com Santa Catarina. Para ampliar e consolidar o desenvolvimento, o progresso do povo que nos elegeu e nada mais ou a menos me pede, além de trabalho, imaginação, coragem e verdade. E é esses atributos que sempre vamos prezar”.

O presidente do Legislativo agradeceu a iniciativa do Governo do Estado e disse que vai colocar a mensagem à disposição da sociedade catarinense.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA