Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mutirão atinge 10 mil cirurgias em todo o Estado

Sexta, 03 de fevereiro de 2012



Florianópolis - O mutirão de cirurgias eletivas do Governo do Estado chegou a 10 mil procedimentos autorizados nesta semana. Desse total, foram autorizadas 6.996 cirurgias na especialidade de oftalmologia e 3.032 hospitalares. Lançado em agosto de 2011, a meta para 2012 é a realização de 22 mil cirurgias e a ampliação do mutirão também para exames. “Enquanto houver uma pessoa na fila, vamos manter o mutirão. O número alcançado é um sucesso porque representa pessoas voltando à vida normal depois de uma longa espera”, afirma o governador.

Dentre os destaques do mutirão, está a especialidade de oftalmologia. O secretário da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, está otimista em relação ao cumprimento do objetivo. “Estamos quase alcançando a meta prevista das cirurgias de cataratas que é de 7,2 mil. Faltam apenas 204”, afirma o secretário.

Com a visão normal

Uma dessas cirurgias de cataratas devolveu a visão para o mecânico Reinaldo Fernando Sombrio, de 54 anos. Morador de Blumenau, Reinaldo fez a cirurgia de cataratas no Hospital Misericórdia, no mês de janeiro e garantiu que o atendimento foi excelente. O mecânico relatou que o seu problema iniciou em dezembro de 2010, quando em uma consulta um médico de uma clínica explicou que seu caso não tinha solução. Ele conta que se sentiu desanimado e sem vontade para marcar novas consultas. Em fevereiro de 2011, o chamaram para um novo atendimento e outro médico diagnosticou a doença e o colocou na fila para a cirurgia. Reinaldo imaginou que ficaria anos esperando até ser operado.

Graças ao mutirão, no final do mês de dezembro, Reinaldo recebeu um telefonema que confirmou a data da tão esperada cirurgia e o sonho de voltar a ter uma visão melhor. Em janeiro desse ano, o mecânico fez o procedimento cirúrgico e voltou a ver normalmente. “Eu sofri tanto, pensei em deixar meu trabalho porque não enxergava, e em 15 minutos os médicos resolveram o problema. Estou muito bem e voltei a ter uma vida normal. Só tenho a agradecer”, afirmou.

Agilidade no atendimento

O superintendente de regulação da secretaria da Saúde (SES), Valdir José Ferreira, informa que a média de tempo para a realização de cirurgias, após aprovada a realização, leva de três semanas a um mês. “Porque o agendamento depende dos exames pré-operatórios, da consulta prévia com o especialista e a complexidade da cirurgia”, explica Ferreira.

O superintendente aponta um dado positivo: na Grande Florianópolis, o mutirão está adiantado a ponto de ter mais ofertas de cirurgias do que demanda. Por isso, a SES está organizando a distribuição das listas de cirurgias para os municípios que possuem grandes demandas.

Com investimento de R$ 20 milhões, o Governo busca reduzir as filas de espera por todo o Estado. As cirurgias são realizadas em quatro especialidades: oftalmologia (cirurgia de catarata), otorrinolaringologia (amígdalas e adenóide), cirurgia geral (vesícula, hérnia e varizes), além de ortopedia (cirurgias de joelho, membros superior e inferior e retirada de materiais de síntese).

Em caso de dúvida, é necessário procurar a unidade de saúde do município ou a gerência de saúde da respectiva SDR. “É uma iniciativa que parece muito simples dentro da estrutura da máquina pública, mas que traz um benefício enorme na vida das pessoas que saem da fila de espera por uma cirurgia. Não há um número que consiga medir em percentagem o aumento de felicidade na vida de alguém”, afirma o governador Raimundo Colombo.

Destaques:

Oftalmológicas:

Blumenau - 754

Florianópolis - 587

Criciúma – 320

Itajaí – 295


Hospitalares:

Tubarão – 486

Itajaí – 475

Criciúma – 287

Jaraguá do Sul - 263



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA