Florianópolis - A Federação das Indústrias (FIESC) lançou nesta quinta-feira (2) a missão empresarial brasileira ao Panamá, que será realizada de 19 a 25 de março. A delegação participará da Expocomer, uma das mais importantes feiras comerciais da América Latina, que reunirá expositores de mais de 30 países das Américas, Europa, África e Ásia. A feira, multissetorial, englobará produtos dos setores de alimentos, bebidas, têxtil, construção, tecnologia e serviços. O encontro foi realizado em Florianópolis e transmitido por videoconferência para seis Estados.
"A feira é um ótimo canal de acesso ao Panamá, Caribe e América Central. O Panamá tem se posicionado cada vez mais como hub logístico, aproveitando a vantagem da posição geográfica, do Canal do Panamá e do estabelecimento de zonas francas", disse o analista da Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), Márcio Guerra. Ele destacou que o crescimento do País tem base no setor de serviços, além de ser considerado um dos países mais dinâmicos da América Latina. Para 2011, estima-se um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 7,4%.
Em 2011, a Expocomer contou com a participação de 534 empresas expositoras, recebeu 22 mil visitantes e somou US$ 122 milhões em negócios fechados.
Os embarques catarinenses para o Panamá somaram US$ 12,9 milhões em 2010. O valor representa 3,5% do total exportado pelo Brasil.
A programação completa da missão está disponível no endereço www.fiescnet.com.br/panama. Para fazer a inscrição, clique aqui.