São Bento - Após um ano de encontros e debates, o Plano Municipal de Educação está finalizado. Para celebrar a data, encontro nesta quinta-feira (2) marca a entrega do PME às unidades escolares e comunidade em geral. Com a conclusão, São Bento do Sul conta com diretrizes e metas da educação para os próximos 10 anos. O evento inicia às 8 horas, na Promosul.
Foram 15 seminários temáticos, além de outros 15 fóruns de discussão até a conclusão do Plano, cuja finalidade é definir e orientar as ações educacionais locais através de objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, articuladas com os planos e as políticas federal, estadual e municipal.
O PME conta com a elaboração de diretrizes e metas direcionadas a 14 eixos temáticos trabalhados em seminários e aprovados em fóruns direcionados, contando com a participação de representantes da sociedade, poder público, privado e judiciário. Para a secretária de Educação, Salete Spitzner, a entrega do Plano Municipal traça novos caminhos para a educação municipal e estabelece ações a curto, médio e longo prazo. “Ele foi construído por todos os profissionais envolvidos na Educação, principalmente os professores”, disse.
Na primeira fase foram elaboradas diretrizes referentes à Educação Especial e Inclusiva, Educação Ambiental, Educação Étnico-Racial e Indígena, Pedagogia Hospitalar (Serviço de Apoio à Criança Adoecida) e Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação. Durante o ano foram elaboradas ainda as diretrizes dos eixos temáticos relacionados à Educação Infantil, Educação Médio, Educação Profissional, Educação à Distância e Novas Tecnologias, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos e Terceira Idade, Educação Superior, Financiamento e Gestão de Recursos para Educação, Gestão Democrática e Avaliação.
“O Plano Municipal de Educação é uma conquista de extrema importância para São Bento do Sul, pois esse documento servirá de base para planejarmos a Educação para os próximos anos no município”, destacou o prefeito Magno Bollmann.
Para ilustrar a edição do Plano Municipal de Educação, concurso de capa e poesias foi realizado pela secretaria de Educação. Desta forma, os trabalhos escolhidos fazem a introdução de cada eixo discutido.
No total foram inscritos 20 trabalhos para a capa e 24 poesias. A premiação dos vencedores acontece nesta quinta-feira (2), junto com a entrega oficial do Plano Municipal.
Margareth Dal-Pivo Simonetti
Escola Castelo Branco
Eixos Temáticos
1. Educação Especial e Inclusiva: Ana Lúcia Beckert (EBM Dalmir Pedro Cubas)
2. Educação Ambiental: Simone Sauer Rodrigues (CEIM Castelo Encantado)
3. Educação Étnicorracial e Indígena: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch)
4. Pedagogia Hospitalar (Serviço de apoio à criança adoecida): Simone Sauer Rodrigues (CEIM Castelo Encantado)
5. Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação: Lucilene Ribeiro Souza da Cruz (CEIM Neide Lobermayer)
6. Educação Infantil: Maria Doroti Liebl (CEIM Castelo Encantado)
7. Ensino Médio: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch)
8. Educação Profissional: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch)
9. Educação à Distância e Novas Tecnologias: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch)
10. Ensino Fundamental: Marilena Boeira da Silva Zipperer (CEIM Tempo Mágico)
11. Educação de Jovens e Adultos e Terceira Idade: Elaine Liebl Keiser (CEIM Estrela Guia)
12. Educação Superior: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch)
13. Financiamento e Gestão de Recursos para Educação: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch)
14. Gestão Democrática e Avaliação: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch)