São Bento - Tudo começou com uma conversa informal, onde cada professor relatava seus conhecimentos na área da música. Assim, a secretaria de Educação iniciou a capacitação aos professores de arte, os quais terão a incumbência de trabalhar com os alunos o tema musicalização. O encontro é realizado durante toda esta quarta-feira (2), no auditório da secretaria.
Expectativas e receios foram os temas do bate-papo, que teve como palestrante a mestre em educação na área de música, Maria Nanci Panes Brunholi. Vinda do interior de São Paulo, Nanci tirou as dúvidas e conversou com os professores, onde o foco foi os jogos pedagógicos sobre musicalização, adquiridos pela secretaria. Na sexta-feira (3), das 8 às 12 horas, no auditório da secretaria, a capacitação será sobre o livro A Mágica da Música, também adquirido pela Educação, com as palestrantes Silvia Luz e Suely Domaredzky. “Foram investidos aproximadamente R$ 270 mil na aquisição do material, que servirá como um auxílio aos professores”, conta a secretária de Educação, Salete Spitzner.
Durante a abertura do encontro, a secretária destacou a importância da inclusão do ensino da música nas escolas. “Como todos sabem, a partir deste ano, todas as escolas precisam ter esse conteúdo na sua grade curricular, e nós, como professores, precisamos trabalhar este tema com muita sabedoria. A criança aprende de diversas formas, precisamos saber ensinar essas formas”, disse, completando: “As atividades precisam ser trabalhadas com música de qualidade, afinal, somos a cidade da música, daí a importância de incentivarmos”.
Na sua apresentação, com o tema “Musicalização na infância: uma linguagem ao alcance de todos”, a palestrante contou um pouco da sua experiência como professora de música. “Desde os 3 anos de idade eu faço música, e hoje estou aqui para passar as minhas experiências a vocês, pois com o passar do tempo, quando me especializei nesta área, percebi que a educação traz um novo conceito. Precisamos falar a linguagem das crianças, ouvi-las. Temos que esgotar a criatividade delas, criando elas para o mundo”, citou.
Nanci comentou ainda do objetivo da musicalização nas escolas. “Nosso objetivo não é criar músicos, pois isso não podemos, mas estimular o conhecimento, utilizando várias formas para isso, como, por exemplo, o movimento, gestos e palavras”. A capacitação segue durante todo o dia.
Sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei passou a valer para o ensino fundamental e médio de todas as escolas brasileiras. Essa lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina o aprendizado de arte, mas não especifica o conteúdo.
O ensino de música já fez parte dos currículos escolares, mas foi retirado na década de 1970. O projeto de lei para o retorno dessa disciplina foi proposto pela senadora Roseana Sarney e surgiu com a mobilização do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música (GAP), formado por 86 entidades, como universidades, associações e cooperativas de músicos.