Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Onda de calor em SC vai durar até a quinta-feira da semana que vem

Quinta, 02 de fevereiro de 2012

Temperaturas devem aumentar ainda mais e ficar acima dos 30 graus em várias regiões do Estado. As chuvas serão isoladas

Onda de calor em SC vai durar até a quinta-feira da semana que vem Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Os irmãos Orlando e Mateus, moradores de Rio Negrinho, aproveitam o dia na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, para brincar Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Uma boa notícia para quem está passando férias em Santa Catarina: uma onda de calor está sobre o Estado e vai durar vários dias. É a terceira da temporada. Nesta quinta-feira, o tempo deve ficar ainda quente e a tendência é que os termômetros cheguem a 33°C na Capital e 35°C no Litoral Sul. Será uma semana bem abafada.

A melhor notícia para os turistas e moradores que aproveitam os belos balneários catarinenses é que a previsão segue a mesma até a quinta da próxima semana. Deve chover um pouco, com pancadas isoladas e trovoadas em toda a faixa litorânea e Oeste. No sábado, o volume tende a ser maior.

Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, Gilsânia Cruz, tanto as máximas quanto as mínimas estão bem altas. Em Florianópolis, a temperatura tende a ficar entre 24°C e 33°C. A partir desta quinta-feira, às noites também estarão mais quentes, principalmente no Vale do Itajaí, Litoral Sul e Norte. Gilsânia lembra que já houve duas ondas de calor neste verão, uma antes do Natal e outra entre 23 e 27 do mês passado.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Rogério Rezende, explica que a temperatura na região Sul está sob a influência de uma massa de ar quente. Elas se deslocam do norte da Argentina e Paraguai e entram pelo Oeste do Estado, onde se encontram com a umidade vinda da Amazônia. Por isso, fica mais quente e com chuva. De acordo com a Epagri/Ciram, a partir do dia 10 a expectativa é que o tempo fique mais seco e com temperatura amena devido ao deslocamento de uma frente fria, seguido de uma massa de ar mais frio.

— Essa alternância de temperatura é típico do fenômeno La Niña, que também causa a queda nos índices de chuva — observa Rezende.

A previsão do tempo para os próximos dias

Hoje — Sol e calor com nuvens. Pancadas rápidas e isoladas de chuva com trovoadas. Temperatura elevada, com mínima de 20°C e máxima acima de 30°C na maioria das regiões.

Amanhã — Presença de sol entre nuvens, com condições de pancadas isoladas de chuva e trovoadas entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado. Temperatura elevada.

Sábado — O sol aparece entre nuvens, com chuva na madrugada e fim do dia na divisa com o Rio Grande do Sul, e entre a tarde e noite nas demais regiões. Risco de temporal isolado. Temperatura elevada.

Domingo — O sol aparece entre nuvens, com chuva na madrugada e fim do dia na divisa com o Paraná, e entre a tarde e noite nas demais regiões. Risco de temporal isolado. Temperatura elevada.

Situação no Oeste

Uma frente fria, que traria a chuva para o Oeste está na Argentina e não consegue chegar na região devido a uma massa de ar quente localizada sobre o Estado. Segundo o observador meteorológico da Epagri de Chapecó, Roque Sulzbacher, a umidade está baixa e segue a previsão de calor na região.

— Podem acontecer chuvas isoladas, mas a umidade está baixa, perto dos 46%. Para chover precisaria estar em 70% — explicou.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA