São Bento - Encontro na segunda-feira à tarde (30), na Câmara de Vereadores, reuniu convidados e diretoria do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de São Bento do Sul - IPRESBS, onde foi apresentado relatório das atividades desenvolvidas na gestão 2009 a 2011. O evento contou ainda com a presença do prefeito Magno Bollmann, do chefe de gabinete, Cláudio Schultz, e da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos.
Iniciando a reunião, o diretor presidente do instituto, Márcio Mallon, falou sobre o Regime Próprio de Previdência Social no município, desde sua criação, no ano de 1993, cujo nome era Fapes, sendo substituído pela criação do IPRESBS em 1 de outubro de 1997. “O Fapes não possuía diretoria executiva, nem Conselho Deliberativo e Fiscal, sendo regido pelo Conselho Administrativo, que era presidido pelo secretário de Administração. Em 1997 houve uma reformulação no RPPS, onde os aposentados e pensionistas que tiveram o benefício concedido pelo Ex-Fapes, recebem o provento da Prefeitura”, explicou.
Números também foram apresentados pelo presidente. Até o fechamento do ano de 2011 o instituto possuía 226 aposentados, o que representa um custo mensal de R$ 286.417,39, além de 101 pensionistas, sendo um custo mensalmente de R$ 79.546,45. Já o Ex-Fapes possui 82 aposentados ao custo de R$ 121.925,93 e 42 pensionistas, com a soma de R$ 56.092,20.
Márcio explicou ainda sobre o Auxílio por Incapacidade Temporária, sendo realizados 827 atendimentos de perícia médica em 2010, e 625 em 2011. No levantamento constam as causas mais frequentes de afastamento, que são, Lombalgia / Tendinite com 217 pessoas afastadas e Transtornos depressivos, com 132. Em 2011, o pagamento do benefício do Auxílio custou R$ 1.344.759,21.
Dados sobre as receitas e despesas também estavam na pauta. Segundo o levantamento, em 2011 o instituto teve uma receita de R$ 31.655.669,87 e despesas de R$ 9.054.858,04, apresentando um superávit de R$ 22.600.811,83. “Com um trabalho árduo e de muita dedicação, o instituto conseguiu fechar o ano de 2011 com R$ 125.025.086,25 em caixa”, enalteceu o diretor presidente.
Márcio destacou também a aquisição de uma casa, a qual será a sede do instituto. A nova sede está localizada na Rua Alfredo Klimmek, 439, no Centro. Para aquisição do terreno medindo 716,30 metros quadrados, com 273 metros quadrados de área construída, foram investidos R$ 418 mil, recursos oriundos das sobras da taxa de administração. “É resultado de um trabalho em conjunto e que valoriza ainda mais o servidor municipal”, disse, completando: “Com a reforma da casa, temos muitos planos para o futuro”, relata.
Finalizando a apresentação, o diretor agradeceu os esforços de todos, em especial do prefeito Magno Bollmann. “Meu agradecimento em especial vai para o prefeito, pois ele não mede esforços e sempre está com as portas abertas para discutirmos as ideias”, finalizou.
O prefeito Magno Bollmann enalteceu o trabalho do instituto. “Isso que acompanhamos hoje é um verdadeiro exemplo de transparência. Todos estão de parabéns, é uma segurança incrível ter um instituto tão transparente em nossa cidade”, disse.