São Bento - Na sexta-feira (27) diversas autoridades do município estiveram reunidas para a solenidade de inauguração da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Banhados, no bairro Serra Alta.
Com investimentos na ordem de R$ 3.808.543,41, a ETE Banhados foi construída pela administração municipal através do Samae de São Bento do Sul em parceria com a Funasa - Fundação Nacional de Saúde , e atenderá aproximadamente 8 mil pessoas do bairro Serra Alta e região, abrangendo a bacia do rio Banhados.
Durante a solenidade que contou com a presença de diversos integrantes da administração municipal, com a presidente da Câmara de Vereadores Nilva Larsen Holz, deputado estadual Silvio Dreveck, representantes da construtora que executou a obra, comunidade local e imprensa, Dreveck lembrou de que quando foi prefeito de São Bento do Sul, em seu último ano de mandato assinou o contrato para a construção desta ETE no bairro Serra Alta, e comentou que são poucos os prefeitos que gostam de fazer esse tipo de obra, “pois é uma obra que não aparece, fica enterrada”, disse o deputado.
Dreveck ainda destacou que com o funcionamento da ETE, economiza-se muito em limpezas de fossas, manutenção de esgoto, saúde, consultas e exames. “A população só tem a ganhar em saúde, e a administração pública só tem a ganhar em economia”, disse o deputado.
A vereadora Nilva Larsen cumprimentou a administração municipal pela realização e conclusão da obra e destacou que “é muito bom ser cidadão são-bentense quando se tem um Executivo que se preocupa com saneamento básico e saúde”, concluiu.
O diretor presidente do Samae Geraldo Weihermann destacou que as obras da ETE, que estavam completamente paradas em sua fase inicial, foram construídas em sua maior parte agora, e que a inauguração da ETE marca a realização de uma grande obra em prol da saúde da população.
“Foi necessário muito trabalho e esforço para que esta obra pudesse ser construída e entregue aqui hoje. Com esta ETE poderemos atender até 2.500 ligações de residências de toda a região da bacia do rio Banhados”, disse o diretor presidente do SAMAE.
Já o prefeito Magno Bollmann fez um agradecimento ao ex-prefeito Silvio Dreveck, que conquistou o financiamento e os recursos para a construção da ETE, e destacou a importância do empreendimento para a saúde da população. “Para cada um real investidos em saneamento básico nós economizamos 4 reais com gastos em saúde”, disse o prefeito.
Magno destacou também o compromisso de cuidar das águas do rio Banhados, que abastece o município vizinho de Rio Negrinho. “Nós temos um compromisso através do Consórcio Quiriri em que um município deve cuidar da água do outro, assim todos nos ajudamos e preservamos este importante recurso natural essencial para nossa vida”, concluiu Magno.