Comunidade é convidada a participar, depositando o produto usado nos postos de coleta da região
Conscientizar para o destino adequado do óleo de cozinha usado continua sendo o objetivo da nova etapa da campanha de reciclagem do óleo, lançada pela Unimed Planalto Norte. Como um litro do produto despejado na natureza chega a contaminar um milhão de litros de água, é imprescindível que esforços sejam feitos em todos os sentidos para evitar que os mananciais de água doce de boa qualidade sejam comprometidos, já que são fonte de vida para todos os seres.
Nesse sentido, o apoio da comunidade é fundamental. Para participar da campanha e contribuir com a preservação ambiental, basta armazenar o óleo usado em uma garrafa pet e depositá-la nos postos de coleta nas sedes da Unimed em São Bento do Sul e Rio Negrinho e no Corpo de Bombeiros de Campo Alegre.
A campanha também recebe o apoio do Samae, que está responsável por restaurar e distribuir recipientes para a coleta das garrafas pet nas escolas. A intenção é facilitar a entrega dos recipientes com o óleo de cozinha usado em casa pelos familiares dos alunos, estimulando a conscientização. Ao todo, serão 19 bombonas devidamente identificadas que serão espalhadas em estabelecimentos de ensino de São Bento do Sul.
ARMAZENTAMENTO
É importante ressaltar que o armazenamento do produto deve ser feito sempre em garrafas pet, e não em vidros, pois ao quebrarem oferecem risco tanto para a pessoa que faz o recolhimento dos materiais quanto para o meio ambiente, já que o óleo irá para o solo, contaminando o lençol freático. Desde que a campanha foi lançada em 2009, pelo comitê de responsabilidade social da Unimed Planalto Norte, aproximadamente 3 mil litros de óleo deixaram de contaminar a natureza.