São Bento - O ano de 2011 foi de grande importância para os produtores da agricultura familiar de São Bento do Sul. A administração municipal através da Secretaria de Agricultura realizou investimentos e apoiou os agricultores para que a atividade rural pudesse se fortalecer no município.
Dentre as ações realizadas ao longo do ano, a revitalização das feiras livres mereceu destaque.
Com as 60 novas barracas preparadas para os feirantes, e com a revitalização da feira na Praça Getúlio Vargas, mais a feira realizada no novo centro administrativo da Prefeitura, no prédio da antiga Móveis Leopoldo, a ainda com a inauguração da feira no bairro Serra Alta, diversos produtores foram beneficiados e, além dos produtores, a própria comunidade que tem acesso à produtos de qualidade aqui mesmo de São Bento do Sul.
Segundo o secretário de agricultura Edimar Geraldo Salomon, as feiras prosseguirão e para este início de ano mais duas feiras serão inauguradas, sendo uma no bairro Cruzeiro e outra no bairro Centenário. “Nós iremos inaugurar essas duas novas feiras com 10 barracas cada para proporcionar aos nossos produtores a oportunidade de comercializar seus produtos, reconhecidamente de qualidade, e ao mesmo tempo, proporcionar a comunidade o acesso a produtos naturais, orgânicos, e produzidos aqui mesmo no município”, destacou Edi.
A previsão é que as feiras sejam inauguradas uma em fevereiro e outra no início do mês de março.
Novas feiras
Todos os preparativos estão sendo organizados para a implantação destas novas feiras nos bairros Centenário e Cruzeiro. Um ponto importante é o cadastramento que a Secretaria de Agricultura está realizando com produtores locais, que inclusive possuam propriedades nas proximidades dos bairros que receberão as novas feiras.
“Nós queremos cadastrar novos produtores que tenham interesse em participar das feiras livres. Queremos proporcionar ao nosso produtor a chance de participar das feiras e de comercializar seus produtos, contribuindo para o fortalecimento de sua renda”, disse Edi.
Vale ressaltar que o produtor não tem custos para para participar da feira. O que se exige é a responsabilidade de manter a barraca em perfeitas condições, montá-la e desmontá-la nas feiras, e de participar da realização das feiras no bairro pretendido.
Cadastro
Todos os produtores rurais de São Bento do Sul que tenham interesse em participar das feiras nos bairros Cruzeiro ou Centenário poderão se dirigir ao departamento das feiras livres, localizado no centro administrativo da Prefeitura, no prédio da antiga Móveis Leopoldo. No local, os produtores poderão conversar com Teddy Ariel Miranda Santa Cruz ou com Luiz Wolff.
Os interessados em participar da feira poderão comercializar além de produtos orgânicos como frutas e verduras, produtos defumados, peixes, derivados de leite, artesanato, e diversos outros produtos.