Trata-se da parte inicial do trajeto que interligará os bairros Colonial e Progresso
São Bento – Obra tida como “histórica” para São Bento do Sul, a via será aberta no município interligando o trecho ao lado do Supermercado União, no bairro Colonial, à rua ao lado da Padaria São Bento, no Progresso, proporcionando que o trânsito de um bairro para o outro não necessite mais passar pelo Centro. Na manhã de ontem, quinta-feira, o prefeito Magno Bollmann assinou a ordem de serviço com a empreiteira vencedora da licitação para construção da ponte sobre o rio São Bento, parte inicial do Contorno Central Norte. Em ato que contou com a presença maciça de secretários e diretores municipais, o prefeito destacou que “um importante passo está sendo dado para o desenvolvimento do município”.
GALERIAS
O assessor de Governo, engenheiro Luiz Claudio Schuves, fez uma breve explanação sobre o projeto da via, que ao longo de seus 2.570 metros de extensão contará, além da ponte, com galerias para passagem de água e de animais, e com um trecho cercado com tela para impedir que animais silvestres – como macacos – precisem atravessar a pista, correndo o risco de serem atropelados. Schuves destacou que esta é a primeira fase “deste grandioso projeto”. “Agora nós iremos construir a ponte, as galerias, e realizar a abertura da via. Depois iremos ensaibrar a via e deixá-la assim para o tráfego, para que o solo possa ir se adequando e compactando com o tempo”.
ESTRUTURA PLANEJADA
Sobre a pavimentação, Schuves deixou claro que ainda não há prazo para a realização desta fase. O prefeito Magno Bollmann destacou que “não se tem conhecimento de que alguma outra cidade no Estado exista uma via com a estrutura planejada para São Bento do Sul, com galerias e área cercada com telas para proteger os animais da região”. A ponte sobre o rio São Bento contará com dez metros de extensão e vinte metros de largura, com investimentos de R$ 293.157,00. Segundo o representante da empreiteira responsável pela obra, será realizado o estaqueamento e a sondagem do solo imediatamente. Em no máximo trinta dias o laudo estará pronto e o estaqueamento poderá ser concluído para o início da construção da ponte, que, em caso de boas condições climáticas, será construída em aproximadamente trinta dias após o estaqueamento final.