Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Confiança do industrial catarinense sobe em janeiro

Quinta, 26 de janeiro de 2012

 

Índice chegou a 56,7 pontos, com alta de 1,6 ponto em relação a dezembro, mas ainda inferior ao de um ano atrás

 


 

Florianópolis  - O Índice de Confiança do Empresário Industrial catarinense (ICEI) registrou 56,7 pontos no mês de janeiro, valor 1,6 ponto acima do registrado em dezembro (55,1), divulgou a Federação das Indústrias (FIESC) nesta terça-feira (24). Apesar do crescimento, o índice ficou abaixo da média histórica iniciada em julho de 1999, que é de 58,06 pontos, e do índice registrado em janeiro de 2011 (59,8 pontos). Para os empresários, a situação atual da economia ainda não é boa, já que o índice de condições atuais ficou em 48,4 pontos, ou seja, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Entretanto, os industriais se mantêm otimistas, já que o indicador de expectativas ficou em 60,8 pontos.

O ICEI varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 indica confiança e abaixo falta de confiança na economia e é calculado através da opinião dos industriais sobre as condições atuais da economia e as expectativas para os próximos meses (veja no arquivo word a tabela).

A pesquisa mostra que a confiança dos empresários da indústria da construção civil (56,9 pontos) está em patamar muito parecido com o do segmento de transformação (56,7 pontos) em janeiro.

A confiança dos industriais de Santa Catarina, que em dezembro estava ligeiramente acima da média nacional, voltou a ficar abaixo do ICEI Brasil, que em janeiro ficou em 57,3 pontos.

As principais dificuldades citadas pelos empresários catarinenses em janeiro foram: restrições nas linhas de crédito para compra de máquinas, carga tributária alta, preços elevados dos insumos, câmbio desfavorável para exportação e o problema da não devolução dos impostos estaduais e federais.

O levantamento foi feito pela FIESC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os dias 2 e 18 de janeiro. Participaram 150 indústrias do Estado.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA